Prezados Pais e Responsáveis,
Nos últimos anos, temos presenciado um cenário preocupante na educação privada do Piauí. Entre 2020 e 2024, as mensalidades das escolas aumentaram, em média, 47%. Em contrapartida, os salários dos trabalhadores da educação, incluindo professores e auxiliares, tiveram reajustes muito inferiores: 22,57% para o ensino básico e 17,57% para o ensino superior e cursos livres. Essa discrepância resultou em uma defasagem salarial de 5,01% no ensino básico e 10,17% no ensino superior, impactando diretamente o poder de compra desses profissionais.
Um exemplo alarmante é o de uma professora que, recebendo o piso salarial estabelecido pelo sindicato, recebeu até dezembro de 2023 apenas R$ 1.407,21, valor que, a partir de janeiro de 2024, ficou abaixo do salário mínimo. Essa realidade ameaça não apenas a subsistência dos educadores, mas também a qualidade da educação oferecida aos seus filhos.
Diante desse contexto, é fundamental que nos unamos em defesa da valorização dos trabalhadores da educação. A ausência de propostas de negociação coletiva por parte do SINEPE-PI em 2024 agrava ainda mais essa situação, e a falta de diálogo pode comprometer seriamente a qualidade do ensino.
Convidamos todos os pais a se engajarem nessa luta. Juntos, podemos exigir melhores condições para os nossos educadores, pois uma educação de qualidade é um direito de todos os alunos. Valorizar os profissionais da educação é essencial para garantir que seus filhos recebam um ensino que os prepare adequadamente para o futuro.
Ano após ano, as escolas e faculdades aumentam suas mensalidades acima da inflação, justificando os repasses para a folha de pagamento. No entanto, já estamos há dois anos sem uma CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, devido à recusa dos empresários, representados pelo SINEPE-PI, em negociar.
Contamos com sua participação e apoio nessa causa importante. Solicitem as planilhas de custo das escolas para verificar o que realmente é destinado aos trabalhadores da educação privada.
Atenciosamente,
Jurandir Jacy Soares Filho
Presidente do Sinpro-PI
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar